Brasil Mais Empreendedor quer alcançar cem mil jovens no País
  Publicado em 28 de Maio de 2019

Brasil Mais Empreendedor quer  alcançar cem mil jovens no País

Levar informações que podem contribuir para melhorar as condições de vida e as perspectivas de jovens em todo o País. É isso o que busca o programa Brasil Mais Empreendedor, uma ação nacional do Conaje (Confederação Nacional dos Jovens Empreendedores), um dos braços da CACB, em parceria com a Secretaria Nacional da Juventude e apoio, entre outros, da Faciap Jovem e da Caciopar Jovem.

Detalhes do projeto foram apresentados pelo diretor de conteúdo da Conaje e vice-presidente da Caciopar Jovem, Rafael Eduardo Pelin, durante recente encontro com empresários em Nova Santa Rosa.

O programa que leva informações sobre gestão e empreendedorismo a jovens empreendedores já é considerado o maior do Brasil. “E é desenvolvido na gestão do primeiro paranaense à frente do Conaje, Marcelo Quelo Filho, que é de Londrina”, disse Rafael.

A metodologia empregada nos cursos que vão alcançar pessoas em todo o território nacional foi desenvolvida pela Besouro Agência Social de Fomento, que está à frente de inúmeros projetos vencedores. A Besouro atua, basicamente, em trabalhos de orientação e capacitações gratuitas em áreas de favela do Rio de Janeiro e outras capitais.

O Brasil Mais Empreendedor busca, além de estimular a criatividade e a proatividade, alcançar, aperfeiçoar e oferecer novas perspectivas de vida e carreira a pessoas em vulnerabilidade social. “E o número de jovens nessa condição, que poderiam produzir e acrescentar grandes resultados ao País, é bastante grande”, informa Rafael.

Alguns números ajudam a explicar essa realidade: o País tem 51 milhões de pessoas na faixa etária de 15 a 29 anos e, dessas, 3,75 milhões integram os cadastros do programa Bolsa Família. “É muita gente, em plena capacidade e idade produtiva, que está praticamente esquecida e vivendo de uma colaboração oficial de baixo valor”, aponta Rafael.

Cem mil jovens

A meta do programa Brasil Mais Empreendedor é ambiciosa: formar quatro mil turmas que serão então submetidas à metodologia de ensino desenvolvida pela Besouro, alcançando cem mil jovens. “O impacto disso será bastante representativo, porque todo esse conhecimento poderá então ser multiplicado, mudando a realidade de um número progressivo de pessoas”, diz Rafael Pelin. Serão 30 horas de aulas teóricas e três meses de incubação com foco em despertar o melhor da capacidade empreendedora dos jovens matriculados.

O objetivo do projeto é chegar a mil municípios de todas as regiões do País. O papel dos Conselhos do Jovem Empreendedor é de dar apoio e contribuir com suporte para a formação de turmas em seus respectivos municípios.

O Brasil Mais Empreendedor poderá ser a porta de entrada de muitos futuros empresários ao cotidiano de uma associação comercial. Com esse acompanhamento, aos poucos os jovens impactados serão convidados a se formalizar e a partir do Conselho Jovem despertar seu interesse pelo associativismo empresarial.

Os Conselhos ou Nucleos Setoriais de Jovens Empreendedores, das Aces do Oeste do Paraná, interessados em implementar o programa em seu município devem entrar em contato pelo rafaelpelin@gmail.com ou pelo (44) 3649-6304.

Crédito: Assessoria

Fonte: Caciopar